O Post & Beam, ou sistema porticado, é uma técnica construtiva que permite flexibilidade de design, oferecendo grandes extensões para fachadas muito abertas, preservando assim volumes livres e espaçosos.

Caracterizada por um robusto esqueleto de madeira, geralmente deixado visível por fora e por dentro, as colunas e vigas da estrutura participam da estética do projeto, oferecendo um ritmo construtivo no qual se inscrevem os volumes da casa.

O Post & Beam é um sistema construtivo que concentra os esforços na sua estrutura primária, vigas e colunas, cuja composição e dimensionamento são otimizados usando madeira maciça ou lamelada-colada, de acordo com os requisitos do projeto.

FUNDAÇÕES

O Post & Beam é geralmente construído sobre uma laje em cimento, no entanto, pela sua estrutura, a fundação pode limitar-se a sapatas ou apoios pontuais, pilares ou estacas permitindo um levantamento da estrutura de 20cm acima do nível do solo.

AS PAREDES

Estrutura: constituído por um esqueleto estrutural, o Post & Beam (Poste & Viga), como o próprio nome sugere, é formado por um conjunto de postes e vigas de grandes secções, organizadas numa trama espaçada em intervalos regulares de 2,5 a 5 m .

Contraventamento: o Post & Beam, com sua estrutura entrelaçada, oferece grande rigidez. Em alguns casos, a estrutura principal pode ser completada pontualmente por ‘cruzes de Santo André’, tirantes… para contraventar o conjunto. Normalmente, o preenchimento entre postes por Timber Frame ou envidraçamento “estrutural” contribui para o reforço da estrutura primária.

Enchimento: integrado na estrutura, o enchimento da armação primária permite animar as fachadas vazias e cheias com uma grande variedade de materiais e estilos. Sem ser estrutural, mas podendo ajudar a estabilidade da construção, este enchimento tem essencialmente uma função de envelope, indo da parede de vidro, para o Timber Frame, o Tronco Lamelado, o painel NATURLAM® ou ainda por meio de materiais mais tradicionais.

Estanqueidade: como para o Timber Frame, o Post & Beam inclui 3 tipos de estanquidade. A impermeabilidade à água na parte externa e a estanqueidade ao ar e ao vapor de água na parte interna.

Dependendo da escolha do tipo de enchimento, variará a combinação das diferentes resoluções de impermeabilização da construção.

Para encher com Timber Frame, veja aqui.

Para encher com Troncos Lamelados, veja aqui.

Para encher com painéis NATURLAM®, veja aqui.

Isolamento: dependendo do tipo de enchimento da estrutura primária, diferentes conjuntos de isolamento térmico são possíveis.

Para encher com Timber Frame, veja aqui.

Para encher com Troncos Lamelados, veja aqui.

Para encher com painéis NATURLAM®, veja aqui.

O revestimento interior e exterior: assim como o isolamento e a estanquidade, diferentes opções são possíveis, dependendo da escolha do enchimento da estrutura.

Para encher com Timber Frame, veja aqui.

Para encher com Troncos Lamelados, veja aqui.

Para encher com painéis NATURLAM®, veja aqui.

O enchimento da estrutura também pode ser previsto com grandes janelas, paredes de tijolos, adobe ou palha…

Outra casa de exposição

Uma das casas em exposição na RUSTICASA® é este modelo Horizonte. Uma casa concebida para um casal sem filhos. Com uma figura decididamente arrojada, esta casa convida a viver a vida em

Partilhar
Extensão do hotel RinoTerra

Em 2019 concluíram os trabalhos de extensão do hotel RinoTerra. Uma obra realizada com a RUSTICASA® tendo como principais premissas a sustentabilidade e o respeito do meio ambiente. A escolha

Partilhar
Casa do Brezo

A estilização chega ao seu paroxismo com o modelo Coral. A casa do Brezo é uma habitação unifamiliar de arquitectura zen com uma área construída de 119m2, sendo 77m2 dedicados à área

Partilhar

Gostou disto ?

Lamentamos que não tenha gostado !

Ajude-nos a melhorar este conteúdo!

Diga-nos como melhorá-lo.