O sistema ITS™ (Insulated Timber System) utiliza painéis autoportantes ISOLAM® para todos os elementos estruturais e de revestimento da casa. Os painéis em lamelas de madeira coladas e isolados com cortiça, oferecem uma elevada capacidade de resistência térmica e permitem uma montagem em obra muito rápida.

O ITS™ nasce da conjunção da técnica construtiva da casa de troncos, com o sistema Timber Frame. Além de reconstituir o toro com madeira lamelada-colada, acrescentando cortiça no seu núcleo para aumentar o seu desempenho térmico, as peças são unidas entre si para formar painéis estruturais autoportantes, conferindo assim ao sistema construtivo benefícios inigualáveis, quer em termos de isolamento, quer pela sua rapidez de construção (2 dias para montagem das paredes e telhado).

As casas em ITS™, montadas com as duas faces das paredes acabadas, podem ser entregues totalmente equipadas, com carpintaria exterior incluída, assim como os canais para instalação elétrica embutida, oferecendo uma rapidez de execução sem tempo de presa ou de secagem característico da construção húmida (construção tradicional).

A reduzida espessura de suas paredes otimiza o espaço habitacional (+/- 8% a mais do que em tijolos), além de aumentar o conforto dos seus ocupantes, graças aos materiais naturalmente perspiráveis que regulam a humidade interior, com baixa inércia térmica e ausência de pontes térmicas (+/- 30% das perdas de calor na construção tradicional).

Adequada para qualquer tipo de terreno (lote encravado, exíguo, instável, inclinado, …), a estrutura em ITS™ é até 10 vezes mais leve do que uma construção em cimento e 20 vezes mais ligeira do que em aço, requerendo fundações muito menos substanciais e menos dispendiosas, adequadas para terrenos com baixa capacidade de carga, ou em solos mal estabilizados.

A solução para um local seco, limpo, rápido e energeticamente eficiente.

FUNDAÇÕES

Uma casa em ITS™ é geralmente montada sobre uma laje de betão, construída em terraplano ou sobre caixa de ar, permitindo a elevação da construção 20 cm acima do nível do solo. Uma faixa vedante periférica impede a ascensão de humidade nas paredes por capilaridade.

AS PAREDES

Estrutura: a casa ITS™ é constituída por painéis de madeira ISOLAM® formados por de toros de madeira lamelada-colada isolados com cortiça no seu núcleo e unidos entre si. As peças de madeira são empilhadas através de um sistema de encaixe longitudinal, formando paredes estruturais, intersectando nos ângulos com montantes verticais para consolidar e contraventar a construção.

Estanqueidade: cada peça de madeira é tratada na fábrica de acordo com os riscos biológicos e a exposição ao tempo. Da mesma forma, os encaixes são desenhados para impedir a entrada e a estagnação da água de chuva.

Estanqueidade ao ar e ao vapor de água interno: em cada área de encaixamento,


uma tira vedante garante a estanqueidade entre cada peça da construção. A madeira e a cortiça, pelas suas características isolantes, evitam a criação de pontos de orvalho prejudiciais à durabilidade do edifício.

O vapor de água presente no interior do edifício é regulado graças às propriedades higroscópicas da madeira e da cortiça.

Isolamento: a casa em ITS™ é altamente isolante. O seu coeficiente de transmitância térmica é de U = 0.29 W/m2K, conforme a norma EN 12664:2001. Por outro lado, a redução de ruídos é de 33dB, de acordo com a norma ISO 717-1:2013.

O revestimento externo: os painéis ISOLAM® são acabados em fábrica deixando a madeira visível na parte exterior, com a aplicação de uma velatura externa perspirante.

O revestimento interior: como na parte exterior, os painéis de madeira ISOLAM® são geralmente visíveis na parte interior, com a aplicação de um verniz perspirante (incolor ou branco). Outros materiais de revestimento, como gesso, pedra, … podem ser aplicados como acabamento.