Na construção de madeira, o sistema Timber Frame é a técnica construtiva mais divulgada, permitindo grande liberdade de expressão arquitetónica.

É ideal, tanto para novas construções, como para ampliações. Uma casa em Timber Frame alia leveza e solidez.

Dependendo do grau de pré-fabricação, as nossas construções em Timber Frame podem ser entregues totalmente equipadas, com carpintaria exterior e revestimentos incluídos, oferecendo uma rapidez de execução sem tempo de presa ou de secagem característico da construção húmida (construção tradicional).

A reduzida espessura de suas paredes otimiza o espaço habitacional (+/- 8% a mais do que em tijolos), além de aumentar o conforto dos seus ocupantes, graças aos materiais isolantes que regulam a humidade interior, com fraca inércia térmica e ausência de pontes térmicas (+/- 30% das perdas de calor na construção tradicional).

Adequada para qualquer tipo de terreno (lote encravado, exíguo, instável, inclinado, …), a estrutura em Timber Frame é até 7 vezes mais leve do que uma construção em cimento e 17 vezes mais ligeira do que em aço, requerendo fundações muito menos substanciais e menos dispendiosas, adequadas para terrenos com baixa capacidade de carga, ou em solos mal estabilizados.

A solução para um local seco, limpo, rápido e energeticamente eficiente.

FUNDAÇÕES

Uma estrutura em Timber Frame é geralmente montada sobre uma laje de betão, construída em terraplano ou sobre caixa de ar, permitindo a elevação da construção 20 cm acima do nível do solo. Uma faixa vedante na base impede a ascensão de humidade nas paredes por capilaridade.

AS PAREDES

Timber Frame: é uma versão contemporânea, de origem americana, da técnica de enxaimel. A estrutura é composta por um esqueleto de montantes e travessas, sendo o conjunto contraventado com placas estruturais de derivado de madeira. Uma estrutura em Timber Frame de tipo “plataforma” é caracterizada por paredes de altura de um piso, com a laje do primeiro andar a servir de plataforma para o andar seguinte.

Contraventamento: a estrutura é contraventada por painéis de madeira no interior e/ou no exterior do edifício. O contraventamento permite a estabilidade e a rigidez da estrutura perante os esforços horizontais e verticais.

Estanqueidade: o Timber Frame inclui 3 tipos de estanquidade. A impermeabilidade à água na parte externa e a estanqueidade ao ar e ao vapor de água na parte interna.

A primeira é conseguida por revestimento da estrutura com uma membrana de barreira de chuva ou por um isolamento externo com as mesmas características, sobre o qual são fixadas ripas que receberão o revestimento exterior (fachada ventilada).

A segunda e a terceira são feitas graças a painéis em derivado de madeira que usamos na face interna da estrutura; para além das suas características mecânicas de contraventamento, estes painéis atuam como barreira de estanqueidade e de regulação do vapor de água.

Isolamento: o Timber Frame inclui um isolamento térmico inserido entre os montantes. Um suplemento pode ser colocado no interior e/ou exterior (ITI e ITE) para cumprir as normas energéticas.

O revestimento exterior: o Timber Frame pode ser completado por vários tipos de revestimentos exteriores de madeira (revestimento com forro sobreposto, encaixado, entreaberto, … de acordo com os desejos arquitetónicos), madeira compósita (painéis de resina de madeira, fibra de madeira com cimento, …), revestimento de metal, cerâmica, pedra ou eventualmente com reboco.

O revestimento interior: o Timber Frame será revestido normalmente no interior com placas de gesso ou forro de madeira.

Casa em Arcos de Valdevez

Compacta, mas com uma vasta área habitável, esta casa tem 4 quatros e todas as comodidades de uma habitação moderna. Trata-se de uma adaptação do modelo Nau do catálogo de

Partilhar
Ecovilla em Torres Vedras

Exótica interpretação de uma casa de madeira virada para o exterior. Uma proposta diferente e original presente no catálogo de casas com tecnologia Timber Frame da RUSTICASA®, através do modelo Flor. Inspirada

Partilhar
Villa Carré

A Villa Carré é um complexo de casas desenhadas pelo arquiteto Charles Carré, do atelier C2 Architectes de Paris. Embora com aparência de construções realizadas com materiais tradicionais, estas casas de 230m² foram totalmente fabricadas em

Partilhar